segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Próxima SAGE: ALFABETIZAÇÃO!

Em 2000 foi prometido por governos de todo o mundo que as taxas de analfabetismo seriam reduzida para metade até 2015. Estamos agora a meio do caminho em direcção a esse prazo e foram poucos os progressos nesse sentido. Mesmo que fosse escrita na sua língua materna, cerca de um bilião de adultos, dois terços dos quais mulheres, não conseguiriam ler esta frase.

Existirá alguma outra violação dos direitos humanos praticada a esta escala e por um período de tempo tão extenso? Se não consegues ler quando és adulto, o teu direito à educação foi-te negado quando eras criança e essa violação continuou durante a tua adolescência até chegares a adulto” – comenta David Archer, Membro da Assembleia da Global Campaign for Education e responsável pela Secção de Educação na ActionAid.

No dia 8 de Setembro passado foi celebrado mais um Dia Internacional da Literacia mas o cenário permanecerá pouco optimista enquanto não houver uma alteração das prioridades e investimentos internacionais.

A SAGE ( 20 a 26 de Abril de 2009) terá como tema principal a Alfabetização de Jovens e de Adultos e a Aprendizagem contínua - A alfabetização implica uma aprendizagem contínua que permite ao ser humano alcançar os seus objectivos, desenvolver os seus conhecimentos e capacidades, e participar plenamente na sociedade em que vive.

Segundo os dados mais recentes do Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) existem, estimadamente, cerca de 774 milhões de adultos analfabetos no mundo, dos quais aproximadamente 64% são mulheres. Viver na zona rural de um país pobre significa também, frequentemente, enfrentar a pobreza, a fome e o analfabetismo. Nas zonas rurais, a percentagem de crianças que não vão à escola é quase o dobro do que nas zonas urbanas. Muitas destas crianças juntar-se-ão às filas da geração seguinte de adultos pobres e analfabetos.

A alfabetização dos adultos é um direito e também um meio crucial para promover a educação primária universal, uma vez que pais mais alfabetizados têm tendência a valorizar mais a alfabetização e escolarização dos filhos.

A alfabetização das mulheres tem uma importância acrescida pois influencia fortemente na educação e saúde das crianças. São vários os estudos de investigação que revelam que os filhos de mães alfabetizadas têm o dobro de probabilidades de alcançar os 5 anos de idade.

Sem comentários: