segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Próxima SAGE: ALFABETIZAÇÃO!

Em 2000 foi prometido por governos de todo o mundo que as taxas de analfabetismo seriam reduzida para metade até 2015. Estamos agora a meio do caminho em direcção a esse prazo e foram poucos os progressos nesse sentido. Mesmo que fosse escrita na sua língua materna, cerca de um bilião de adultos, dois terços dos quais mulheres, não conseguiriam ler esta frase.

Existirá alguma outra violação dos direitos humanos praticada a esta escala e por um período de tempo tão extenso? Se não consegues ler quando és adulto, o teu direito à educação foi-te negado quando eras criança e essa violação continuou durante a tua adolescência até chegares a adulto” – comenta David Archer, Membro da Assembleia da Global Campaign for Education e responsável pela Secção de Educação na ActionAid.

No dia 8 de Setembro passado foi celebrado mais um Dia Internacional da Literacia mas o cenário permanecerá pouco optimista enquanto não houver uma alteração das prioridades e investimentos internacionais.

A SAGE ( 20 a 26 de Abril de 2009) terá como tema principal a Alfabetização de Jovens e de Adultos e a Aprendizagem contínua - A alfabetização implica uma aprendizagem contínua que permite ao ser humano alcançar os seus objectivos, desenvolver os seus conhecimentos e capacidades, e participar plenamente na sociedade em que vive.

Segundo os dados mais recentes do Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) existem, estimadamente, cerca de 774 milhões de adultos analfabetos no mundo, dos quais aproximadamente 64% são mulheres. Viver na zona rural de um país pobre significa também, frequentemente, enfrentar a pobreza, a fome e o analfabetismo. Nas zonas rurais, a percentagem de crianças que não vão à escola é quase o dobro do que nas zonas urbanas. Muitas destas crianças juntar-se-ão às filas da geração seguinte de adultos pobres e analfabetos.

A alfabetização dos adultos é um direito e também um meio crucial para promover a educação primária universal, uma vez que pais mais alfabetizados têm tendência a valorizar mais a alfabetização e escolarização dos filhos.

A alfabetização das mulheres tem uma importância acrescida pois influencia fortemente na educação e saúde das crianças. São vários os estudos de investigação que revelam que os filhos de mães alfabetizadas têm o dobro de probabilidades de alcançar os 5 anos de idade.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Lembram-se da SAGE 2008?

Participaram na SAGE de 2008 cerca de 90 escolas por todo o país! Este ano gostaríamos que essas escolas continuassem connosco e que fossemos ainda mais!

Obrigada pela vossa participação. Recebemos algumas fotografias de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores. Excelentes trabalhos, estão todos de parabéns!

Ficam aqui algumas imagens. Queremos mostrar ainda mais, por isso, se tiverem fotografias do ano passado enviem-nas (info@educacaoparatodos.org)... e preparem as máquinas para a próxima SAGE!

Workshop " CGE Portugal e Espanha: partilha de boas práticas", 17 Julho



Antes da sessão pública que apresentou oficialmente a Coligação Portuguesa para a CGE, estiveram reunidos para um workshop de boas práticas, durante toda a manhã, representantes das organizações que fazem parte desta Coligação.

Contámos com a participação especial de Yolanda Cerdeira, da Coligação Espanhola, para partilhar connosco a sua longa experiência a trabalhar na Campaña Mundial por la Educación, em Espanha. Aprendemos muito uns com os outros.

Juntos reflectimos sobre o curto percurso da Campanha Global pela Educação em Portugal. Queremos trabalhar mais e melhor! Por isso, analisámos as nossas fortalezas e fraquezas para encararmos melhor os desafios futuros. Reunimos forças e ideias para mais um ano de acção.

Para se organizar uma boa SAGE é preciso tempo, preparação, empenho e muita dedicação da parte das organizações envolvidas. Mas o sucesso da SAGE depende principalmente do vosso interesse e participação!

Nós já estamos nos preparativos da próxima SAGE, e vocês? estão preparados para se juntarem a nós em Abril?

Uma Campanha Global pela Educação mais forte!



No passado dia 17 de Julho foi apresentada oficialmente a Coligação Portuguesa para a Campanha Global pela Educação (CGE), no CUPAV (Centro Universitário Padre António Vieira) em Lisboa, pela coordenadora nacional, Margarida Alvim (ao centro), com a presença de Inês Rosa, Vice Presidente do IPAD (à esquerda) e de Yolanda Cerdeira, coordenadora da Coligação espanhola para a CGE.

A Coligação tem como objectivo fortalecer a CGE em Portugal, promovendo o envolvimento e a acção integrada dos diversos actores da educação e desenvolvimento no nosso país e é actualmente constituída pelas seguintes organizações e entidades:

- AIDGLOBAL
- Associação Par – Respostas Sociais
- CNASTI (Comissão Nacional de Acção em Situações de Trabalho Infantil)
- Comité Português para a UNICEF
- Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
- Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
- Fundação Champagnat
- Instituto Marquês de Valle Flôr
- OIKOS – cooperação e desenvolvimento
- Pobreza Zero

com a coordenação de:
- Fundação Gonçalo da Silveira

e com o apoio de:
- Objectivo 2015-Campanha do Milénio das Nações Unidas
- Centro Norte Sul.